segunda-feira, 1 de julho de 2013

este fim de semana vou-me atirar de páraquedas!

Read this in English: http://low-costportugal.blogspot.pt/2013/07/parachute-jumping-at-evora.html

Mimo de fim de semana
 


Custo total do mimo (se for sozinha de carro): 250,6€

Mood: Aventura em grupo!

Custo gasóleo (ida e volta para 268km): 21€

Portagem (ida e volta): 17,60€

Comida: comprar no hiper e comer pelo caminho. Gastámos cerca de 7 euros por pessoa

Preço do salto: 115€ (3.000 metros)

Preço foto e/ou filme: 60€ (1 serviço), 90€ (2 serviços)
 

Este fim de semana decidi cuidar (ou não) de mim e fui a Évora saltar de páraquedas! Eu sei que hoje em dia muitos são os aventureiros que já passaram por esta experiência mas para mim foi um first!
 

Primeiro chegar a Évora! A primeria parte da tarefa é fácil e não demora muito tempo, em menos de 2 horas chegamos vindos de Lisboa, mesmo indo pelas estradas nacionais. Na ida decidi ir pela autoestrada até montemor-o-novo e seguir pela estrada nacional. Ainda parei no hipermercado para comprar o pequeno almoço e esticar as pernas!
 

Chegámos à cidade por volta do meio dia e ainda deu tempo para beber uma coca-cola no famoso café Arcada, conhecido pelas suas queijadas. O café é um pouco caro - por 1cola e 1 sumo de laranja pagámos uns 7 euros... O café Arcada tem igualmente uma Cervejaria Lusitania dentro para quem queira comer um bifinho antes de voar. Apenas um aviso....as casas de banho metem muito medo.
 

Como tínhamos de estar no recinto do salto por volta das 14 horas ainda demos uma voltinha pequena pela vila passando pela rua das lojas que vão dar ao largo principal, pela igreja e pelo templo de Diana.
 

Évora é sempre mágica mas o objetivo não era esse e por volta das 13:30 metemo-nos a caminho do aérodromo que fica a cerca de 10 minutos do centro. Pra quem é muito azelha como eu aconselho sempre o uso do GPS mas o trajecto está razoavelmente bem sinalizado.
 

Ao chegar há um parque de estacionamento literalmente ao pé da porta. Depois basta dirigimo-nos à tenda skydive.

Eu escolhi esta empresa porque acho que é onde toda a gente faz o salto e os reviews sao muito bons!

A primeira coisa que nos acontece quando chegamos é tentarem-nos vender o salto dos 4.000 metros visto que custa apenas mais 40 euros que o de 3.000 metros e o tempo em queda livre é maior.

No site e no e-mail de confirmação enviado dizem que as fotos e video só são possiveis nos saltos de 4.000m mas eles filmam todos os saltos portanto não comprem o salto só por isto.Nós mantivemo-nos nos 3.000m e honestamente foi a melhor coisa que fiz!
 

Feito a inscrição temos a espera... e a espera é terrível por MUITAS razões... Primeiro porque estamos numa tenda que está protegida unicamente por uma rede. Às 15H da tarde de uma tarde de Julho o calor é absolutamente abrasador! Ainda bem que ele dão águas!

Segundo porque cada voo leva 8 a 10 pessoas e engane-se quem acha que aquilo vai estar vazio. Nós não almoçámos porque achámos que seria má ideia comer antes de pularmos, mas saltamos as 16 horas... podíamos ter comido na boa. Há inclusivamente quem faça a inscrição e vá dar uma volta...



A preparar-me para o salto!


Finalmente vemos as pessoas a voltar dos seus saltos, ainda a tremer e há mesmo quem nem consiga pular.

Razão extra para as leitoras deste blog, por cada mulher que pula... pulam 5 homens! Chegamos lá e só vemos familias cheias de apoio ao seu homem saltante, mas mulheres a pular... nada! Há voos quem não levam nem uma representante!



Finalmente lá nos chamam e explicam-nos como é que o salto se vai processar: estamos literalmente grudados a uma pessoa que nos vai atirar de um avião. Deixam bem claro que mesmo que não façamos absolutamente nada do que eles nos explicam (e que repetem várias vezes) nada nos vai pôr em perigo! O que pelo menos nos deixam mais descansados...
 

Toda a gente é mesmo muito simpátia apesar das 50.000 fotos que nos tiram porque querem mesmo que compres o serviço... e começas a perceber que vais mesmo saltar de um avião.


Como é que se respira mesmo??

 
Admito que até pular mesmo eu achei que não ia ser capaz, mas lá entrei no avião a tremer, lá senti aquile micro avião levantar voo e lá vi a porta abrir-se. Esse foi o único momento em que pensei AI MEU DEUS, porque 3.000 metros SÃO 3.000 metro e isso é alto! Salta a pimeira pessoa, depois a segunda e de repente sou eu e nem tive tempo pra pensar em nada porque o homem mando-se logo! Eu ainda pensava que o impulso final era meu... tretas! Quando dei por mim já estava fora do avião a pensar unicamente numa coisa... como é que se respira?? Nem se pensa em mais nada, é só ar a entrar e nada a sair!
Essa parte foi difícil; como é que se respira ali em cima? Não faço ideia, não descobri! E ao final de 20 segundos lá abre o páraquedas! Que sensação brutal! Automaticamente desatas-te a rir! Sim estás vivo, a curtir a cena, a voar, a ver Évora, a guiar o páraquedas e a curtir estares sentadinho no teu place! a partir daqui está tudo bem. Depois é mesmo só aterrar, que para quem é caninas como eu é literalmente apenas levantar as pernas e já está. 2 minutos que pareceram 30!


No final fiquei muito feliz por não ter subido mais... 4.000 metros é mais 15 seguntos em queda livre e isso é muito para quem não entendeu como se respira lá em cima! 



Quando o páraquedas abre, tudo é melhor...

 

Chegada a terra foi altura de ver o filme e fotos. Um serviço custa 60€ e os 2 custam 90€. Eu comprei os 2 mas o facto é que as fotos são tiradas do filme, portanto para quem se quer dar ao trabalho pode muito bem escolher as melhores frames do filme! Apesar de não ser obrigatório não dá para ver o filme e não comprar nada... portanto se não quiserem mesmo gastar esse dinheiro vão-se logo embora!



Como eu nao planeio repetir a experiência, por muito que tenha gostado, comprei logo tudo.

Uma vez na vida não faz mal.
 

Compras feitas gastei uma pipa mas foi um momento inesquecivel!

0 comentários:

Enviar um comentário