domingo, 14 de julho de 2013

Alive to be in Optimus Alive! Como anda o festival

Pois é... já o ditado popular o diz... o que é bom acaba depressa e o Optimus Alive já vai para o seu ultimo dia...

Estes dias de festival têm sido uma emoção com muitas bandas muito boas a passarem por todos os palcos!

Bem comecemos pelo inicio que é mesmo chegar ao local! Como puderam ler no meu ultimo post as possibilidades são inumeras de facto mas eu escolhi ir de carro (que raio de pessoa sou eu...) e a verdade é que foi muito mais fácil do que o ano passado. Em ambos os dias foi relativamente fácil estacionar apesar de não se estar a 100% na legalidade, mas todos fazem o mesmo portanto tranquilo!

Chegar ao local é muito simples, basta passar por baixo do viaduto (onde até podes comer uns noodles quentinhos) e básicamente seguir a multidão!

Passada a policia e segurança e a famosa entrada musical do Alive chegas ao recinto principal


A famosa entrada do Optimus Alive
 
Depois de uma semana de calor, como temperaturas a rondar os 40º é pouco frustante estar a viver o primeiro festival de Varão com ceu nublado e temperaturas dignas de levar um casaquinho para a noite! Mas verdade seja dita, quando os concertos começam a as pessoas se juntam no calor humano dos concertos penso que ainda bem que não estamos no mega calor... ou as coisas não correriam tão bem de certeza! No entanto, soube de fonte segura, quem ficou chateado com isto foi mesmo a Heineken que planeava vender muito mais cerveja!

O primeiro dia, já se esperava foi o mais fraquinho em termos de gente.

Deu bem para ver todas as barraquinhas e espreitar algumas!

A Fnac, Boundi, RTP e a EDP, perto do palco principal, dão tshirs, sendo que a da EDP consegue-se indo para uma sala com amigo onde podes mandar tinta para ao teu pessoal para "colorires" a tshirt e tu mesmo! A RTP tem de pular nama cama elástica e fazer um Hi5 numa mãozinha que por ali anda! O resto já se sabe, mantiveram o tradicional sistema do "atira" para aí! Tens comida na zona lateral do placo principal onde encontras um Go Natural (urra!!) mas não tens área para te sentares.

Podes também esperar que te levantem aos ceús e veres Oeiras de cima!

Para comeres sentado tens de ir mesmo para a outra área do festival, entre os dois palcos secundários, onde encontras muitas banquinhas de comida. Aqui podes também abrir a marmita e ficar confortávelemte sentado a comer! Se continuares até ao final do palco Heineken tens mais bancas e mais zona sentada e tens também as banquinhas promocionais do Alegro Alfragide, onde podes tatuar um A, uma multiopticas, uma nova loja de roupa, uma banca da L'oreal e dos CTT. No final tens um simulador da Fundação Champalimeau que vale a pena espreitar.

 
Vai uma tattoo Alegro?


Nota negativa para a passagem entre o palco principal e os outros palcos que é estreitissima e apenas possivel por uma unica zona, que é também a zona para a saída e o acesso para as casas de banho! Quando acabam os concertos principais é o caos completo!

As casas de banho têm 2 acessos de entrada e um de saída o que torna o fluxo entre as pessoas muito mais fácil. Tens muitas casas de banho, eu apanhei sempre papel higiénico e em bom estado. Fiquei alegremente surpreendida. Nem tive de esperar muito!

Quanto a música até agora gostei mais do dia 12 (surprise) com ponto alto para Dead Combo e Vampire Weekend no palco heineken (onde aliás passei grande parte do meu 1º dia!) com um estilo e uma presença muito boa onda que animaram o pessoal e contribuiram para uma noite muito bem passada e sem excesso de gente!

Dead Combo... muito desfocados
Green Day surpreenderam pela animação, pela boa disposição, pelas canções que percorreram toda uma carreira. Chamaram pessoas ao palco, puseram todos a cantar! Um concerto muito boa onda MESMO! Com uma duração de 2 horas e um encore não programado foi para mim a revelação do festival: até agora a minha eleição de concerto, no doubt!

Dia 13 cheguei cedinho com comidinha, água (yeap, sem stress a entrar) e um bocado de moleza. O brinde do dia (sim, há brindes do dia) foi um lenço optimus que dava para colocar no chão a fazer de toalinha para dormitar! Cheguei estava a dar Orquestrada com um sonzinho tipico do faduncho, alegre e bem disposto com um membro da banda que passou dos suburbios franceses para os tugas! Seguidos da 2ª revelação do festival... os Jurassic 5 - banda conhecida pela banda sonora de sei lá quanto jogos, puseram tudo a dançar! Boa onda, boa musica, muito simpáticos, muita alegria. Nota 5!

Vamos lá dançar a ouvir Jurassic 5!
O principio da noite trouxe Editors, que eu tinha imensa curiosidade, gostei mas não me deixou maluca, apesar da legião de fãs que a banda já parece ter em Portugal! Mas eu gosto de bandas que interagem com o público, que tornam a música algo mais! Se é só para ouvir... compro o album.

O que foi na minha opinião o que aconteceu com Depeche Mode. Eu amo aquela banda, mas o concerto que fizeram no final do interregno de 10 anos sem Depeche Mode em Portugal, no Pavilhão Atlantico, foi, para mim muito superior. Talvez porque eu goste mais do periodo 85-95 ou talvez porque num festival tu tens uma variedade de pessoas que podem ser ou não fãs da banda. Tudo junto achei o concerto um bocado aborrecido, onde eu não vi nada e com um som que deixava a desejar... A interacção com o publico foi algo custosa o que tendia a frustar a banda. Alíás no encore nem houve assim um chamamento de maior...



Home dos Depeche Mode


Depois passei para o palco heineken onde estava a passar the legendary tigerman (com quem eu embirro portanto fui dar uma voltinha) à espera de Icona pop que descobri que tinha cancelado...



Dia 14 é hoje com Kings of Leon como cabeça de cartaz e eu estou espectante! :)

Fica por saber como está a ser o teu Optimus Alive!!!
 

0 comentários:

Enviar um comentário