domingo, 28 de julho de 2013

Bar Xiringuito Albufeira, um bar diferente...

Depois de muitas pesquisas e de muitas conversa lá aproveitei uma ida ao Algarve para visitar o famoso Bar Xiringuito nas praias resguardadas de Albufeira! Não se pode dizer que a curiosidade era pouca porque eu estava em Lagos, portanto fiz mesmo os mais de 36 km para ir ao bar.

Albufeira sempre foi um centro inglês quase de excelência, eu lembro-me de há 5 anos atrás ir lá e não encontrar às vezes o menu em português em alguns cafés e parece que pouco mudou, porque quando cheguei ao bar tive mesmo de falar Inglês para conseguir pedir as minhas duas cervejas.

Chegar a Albufeira quando se está no Algarve é relativamente fácil mas se formos pela Via do Infante - que é mais rápida e segura - temos de passar pelas portagens electronicas que são muitas e muito caras. Só para se ter uma ideia só a ida custou-me à volta de 3,60€ em classe 1. A alternativa é ir pela nacional 125. É altamente aconselhável ter-se muito cuidado na estrada mas em termos de transito propriamente dito a viagem faz-se bem em 45 minutos máximo.

Chegar ao bar é uma aventura! O bar está literalmente numa das falesias da praia da Galé em Albufeira e eu devo ter ido pelo pior caminho que há para lá chegar à noite... pelas rochas! sim, trekking do bom à 1 da matina sem lanterna (mas com lua cheia) é um daqueles momentos! Deixei o carro ao pé do restaurante e a partir daí eu não descobri mais nenhum caminho. Pelo outro lado foi-me dito que era um caminho particular o que fez com que eu voltasse pelo mesmo caminho mas o que é um facto é que as poucas pessoas que apareceram no bar vieram pelo tal caminho interdito ao comum humano.

coordenadas para o bar 37.079396,-8.314082. O bar é onde está a seta...podem ver o caminho!


Mesmo antes de me meter nas rochas passei pelo primeiro bar que imita as tão famosas velas tipicas do Xiringuito e pelos vistos os bars da zona esforçam-se para manter aquele espirito.

Quando cheguei lá nem sabia muito bem se tinha chegado ou não, tive literalmente de perguntar aos empregados que estavam sentados ao balcão e bebiam cerveja como nós. Fiquei de tal forma surpreendida que nem pedi o mojito que há uns anos atrás era tão publicitado, fiquei-me pela cerveja.

O barman era um rapaz indiano que tinha uma casa/mercearia em Lisboa mas estava ali no verão a ajudar o amigo, o atual dono do bar que não é o mesmo de há 2 anos atrás. Foi-nos dito que o dia forte do bar era a segunda e não o sábado e mais ao final da tarde do que à noite! Ok, isso explica...

Nos nossos arredores encontramos camas, sofás, sanitas, máquinas de escrever e molduras, tudo num espirito meio militar de camuflado. Apesar de me apetecer explorar os arredores daquele sitio caricato o ambiente do bar era descontraído, conversador e amigável portanto ficámos ali à conversa. Aos poucos ia chegando uma e outra pessoa que, timidamente, se sentavam nos locais originais dispostos com os pés na areia mas viamos que de uma forma ou de outra eram amigos de alguém.

O bar num dia de sol!
detalhe bar noite



Ao final de uma hora lá decidimos que, dada a estranhesa o melhor era voltar (até porque o regresso não permitia muito alcool no sangue!) e foi então que descobrimos que os preços ali eram puxados... 2,5€ por uma imperial num dia no minimo estranho...

All together eu pessoalmente estava à espera de algo diferentes. Talvez tenha tido azar com o dia porque o que é um facto é que ao ver o facebook deles, com as velinhas na areia que tanto atraem e até mesmo a comida, com opção vegetariana, parecem-me de ótimo aspecto. Acredito mesmo que seja um bar sunset em vez de um bar de noite. Apesar de achar que é de facto caro e de muito dificil acesso...

No entanto as pessoas são simpáticas e acessiveis, o local muito original e bom para um ou 2 dedos de conversa.

Conselho do ano: vai de ténis e que não tenhas tonturas...

1 comentário:

  1. Quando é que será que os Portugueses vão parar de se queixar dos preços do Algarve??? Se acham caro é porque não é para o vosso bolso, logo procurem outro sítio de acordo com a vossa carteira ou fiquem em casa! Sim, trabalhamos para os estrangeiros! Sim, São eles que nos sustentam o ano todo! ... Viva o Allgarve, um PAÍS à parte!

    ResponderEliminar