quarta-feira, 22 de julho de 2009

Passeio pelo Bairro da Madragoa


Foi no ultimo sábado de Julho que acordei cedinho para ir conhecer o Bairro da Madragoa, numa tentativa viva de contrariar aquela tendência tipica de todos os habitantes de qualquer cidade deste mundo – não se conhece a cidade onde se nasceu...
Mas comigo isso não funciona e, aceitando o convite de uma amiga peguei em mim e fui rumo a Santos às 10 da matina, mais propriamente para o Museu das Comunicações! Desafio: conhecer o Bairro da Madragoa.
Pois é! A Madragoa não é só um dos bairros que aparece nas animadas marchas de Lisboa, pela Avenida da Liberdade na noite dos Santos Populares. Na realidade é dos mais antigos e carismáticos Bairros Alfacinhas que muitos de nós conhecemos da noite e dos fantásticos restaurantes que percorrem aquelas ruas.
Na realidade é um bairro nascido à beira da antiga praia de Santos, que hoje é, nada mais nada menos que o Largo Vitorino Damásio (onde está o famoso quiosque/café com uma magnifica esplanada) e que foi crescendo à volta dos conventos e palacetes que foram construídos ali. Desde da lenda dos mártires, que deu origem à ordem que fundou a Igreja de Santo Contestável o Velho, passando pelo antigo palacio dos Duques de Aveiro, actualmente a embaixada de França, pelo famoso Teatro a Barraca e pelo (muito bom) restaurante ‘O Tachadas’, Museu da Marioneta que engloba as ultimas casas sociais de um complexo antes muito mexido e animado. Quase parece que se entra num cantinho de história, muito nosso, muito lisboeta!

Pátio do Museu da Marioneta

Add Image
Mas engane-se quem pensa que este passeio é apenas um grupo a percorrer calmamente esta área da cidade. Todo o percurso é acompanhado por uma guia, no meu caso uma senhora que trabalhava no Museu da Água e que adorava... fontes! e por pessoas do Bairro. O meu grupo tinha um animado Rei D. Manuel, que trabalhava na Junta de Freguesia e que vivia todo o percurso muito avidamente, uma participante nas marchas populares da Madragoa, que ficou em segundo lugar este ano, e 3 senhoras que tinham passado 50 anos da sua vida a vender cautelas e fruta pelos bairros de Alfama e Madragoa com os seus pregões!

A nossa eloquente guia..

Marchas populares!!!

A visita é mesmo isso! É viver a Madragoa, é passear pelas ruas, é conhecer um dos últimos lavodouros Municipais públicos, falar com as pessoas! Enfim viver a cidade como uma autêntica alfacinha de gema!

Ruas do Bairro da Madragoa

Ruas do Bairro da Madragoa

Mural na Madragoa


Lavadouro Municipal

E no final ainda tivemos direito a uma fatia de pão de ló! O bom descanso dos guerreiros



Porque não começar o fim de semana de uma forma animada e diferente? Basta pegar no telefone e fazer uma marcação pelo 800 215 216. O passeio (e o próprio telefonema são gratuitos!
As próximas visitas são já agora...
• 25 de Julho
• 26 de Setembro
• 24 de Outubro

Partida do Museu das Comunicações
Mais informações e inscrições através do nº verde 800 215 216
http://www.fpc.pt/FPCWeb/displayconteudo.do2;jsessionid=C765A194972360FB101C1BE86883C7A3?numero=21774

0 comentários:

Enviar um comentário