quinta-feira, 18 de junho de 2009

Tips Sevilha - Sobre as bicicletas!!


Ora bem, voltando às bicicletas! São bicicletas com 3 mudanças, acento de altura variável, têm luzes frontais e traseiras, uma campainha +- eficiente e um descanso.

As mudanças mudam-se no guiador direito e não são de correto normal (as clássicas de montanha onde a corrente "salta" de roda dentada para rodas maiores ou mais pequenas) mas sim um sistema qualquer interno que nunca empenou a mudar.

Quando se tira uma tem que se ter atenção se o aperto do banco está partido ou não. Se verificarem a foto, a 5ª bicicleta tem o cento todo em baixo e o "coiso" usado pa apertar o banco não está lá.
Também se deve verificar se o descanso está lá ou está partido.

E como é que se usa isto?
É grátis? (tá-se mesmo a ver...) Não é grátis mas também não é caro. Por um passe de 7 dias (se bem me recordo) são 5 euros. Esse passe dá apenas direito a usa-las. Cada vez que se usa paga-se um x que já n me recordo por medida de tempo. <30min é grátis. Entre 30 e 1h penso que era 1€.

Como podem ver na foto acima, existe sempre uma estação onde se pode comprar e usar o passe:
Com o cartão de credito (e apenas com..) compra-se um passe, o passe não passa de um código de 6 dígitos que, em associação a um pin escolhido na altura (4 dígitos) identifica a bicicleta que se retira com a nossa conta.

Nota: o papel que a malfadada máquina é suposto cuspir com o código nem sempre sai a tempo e horas. Tivemos que telefonar para a assistência para eles nos darem o meu código pois a maquina não o cuspiu. Não foi demasiado complicado, com espanhol macarronico lá se disse a estação e o código pin e a senhora lá disse o código associado.

Depois do processo de associação, a maquina avisa que se uma bicicleta tirada com o nosso código não voltar à estação, são cobrados 150€ de compensação. Portanto não fiquem com ideias...

Anyways.. depois disto tudo, chega-se à maquina, espeta-se o código, o pin e escolhe-se uma das bicicletas. chega-se a bicicleta, carrega-se no botão e ela solta-se. Depois de usar é só espetar a bicicleta de novo num pau livre que ela indica quando estiver bem encaixado.

O processo é mais simples do que este paleio todo mas a primeira vez que se usa é um bocado confuso :\

All in all é uma excelente maneira de cobrir caminhos relativamente longos até uma área qualquer de interesse. Existem estações espalhadas pela cidade e no site deles têm um mapa. (na estação também mas não é muito fácil de se ver). :)
Categories: ,

0 comentários:

Enviar um comentário