segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sevilha 3º dia - feitos turistas...

Itinerário:
Manhã: Giralda (2 horas) + Arquivo das Índias (1 hora) + Convento da Encarnação

Tarde: hotel Afonso XIII + Capela Maese Rodrigo + Jardins de Cristina + Palácio S. Telmo + Real Fábrica de Tabacos + Praça Espanha + Parque Maria Luísa

Tip: comer a tortilha de camarão no restaurante Barbiana

O terceiro dia em Sevilha foi inteiramente dedicado ao turismo! Sevilha é uma cidade que, embora pequena, tem diversos pontos de interesse histórico. Lá pegámos no guia e partimos à descoberta da cidade pelas 10:00 da manhã. A manhã é a única altura verdadeiramente fresca da Cidade portanto mais vale acordar bem cedo e aproveitar as primeiras horas do dia.

O pequeno almoço foi tomado num dos cafés que os servem. Seja a versão americana (tipo bacon n’ eggs) seja a versão tradicional – um café abatanado e uma torrada com tomate e azeite – o pequeno almoço é muito bom. Recomendamos que experimente pelo menos um dia a tal torrada com tomate... muito, muito bom.

Depois lá alugámos a nossa bicicleta e rumamos até ao bairro judeu e o centro, mais propriamente à plaza del Triunfo! A Giralda é um monumento majestoso que se vê de quase todos os pontos de Sevilha, edificado por cima de uma antiga mesquita como símbolo triunfante do cristianismo. Não se esperava outra coisa sem ser uma enorme e magnifica catedral com magnificas obras de arte (por vezes até algumas meio perturbadoras, como a do leão...’olha, olha, luz!’), um tesouro cintilante, um mausoléu ao Cristóvão Colombo (que era tuga...) e claro a torre com as suas 35 rampas (e não escadas) que nos dão uma vista panorâmica linda da cidade. Enfim... é só a 3ª maior catedral do mundo. É obrigatório visitar o pátio de los naranjos, grande pátio cheio de laranjeiras que no centro têm uma loja de souvenirs muito gira e original.

’olha, olha, luz!’

mausoléu

pátio de los naranjos

Como todos os centros turísticos os esquemas a turistas são abundantes! Eu tendo a ser apanhada em todos mas desta vez foram ciganas... Estávamos nós muito bem a caminhar quando elas chegam, separam-nos, espetam um raminho de um arbusto na mão e começam a ler a sina. O truque é dizer logo que não se quer nada e continuar com a vida mal elas se aproximam, se nos agarram acabou! No final claro, pedem logo 5 eur! Se forem apanhados riam-se e digam ‘tá bem, tá bem’. Os dois contribuímos com 1.50 eur... e acho que foi muito!!!

Saídos da Giralda, após 3 horas fomos calmamente comer ao restaurante Las escobas. É um dos restaurantes mais antigos de Sevilha e serve umas tapas magnificas. Agora, atenção!, se querem as tapas ou o menu turístico têm de o pedir especificamente ou então eles dão-vos apenas o menu normal (e caro). 10 tapas para 2 pessoas fica a 16 eur com sangria incluída e fica-se MUITO bem almoçado! Apenas servido na esplanada...

Tapas:

Nota:
Tapas são versões pequenas de um prato existente, não é pão com coisas em cima. Em boa verdade muitos sevilhanos nem tocam no pão!
Ex:

Neste caso é um prato mas existe a versão tapa, com cerca de metade do tamanho. :)

Começámos a tarde no Arquivo das Índias que vimos em velocidade cruzeiro porque nos apercebemos que nos tínhamos esquecido no restaurante das souvenir (que foram guardadas por um Americano!) Basicamente é um edifício arquivo, com uma arquitectura estupenda. Foi giro mas breve...

Ainda demos ao pulo ao convento da Encarnação que se encontrava fechada.

Depois fizemos uma pequena pausa no hotel a aproveitar o máximo calor da tarde no bom do ar condicionado e da piscina... voltámos à carga às 18:00.

Decidimos fazer um percurso mais citadino a pé. Começando na Porta de Xerez, mesmo em frente ao fantástico hotel Afonso XIII fomos visitar a capela Maese Rodrigo. É uma capela privada cheia de azulejos e espectacular que vale a pena ver. O senhor é bastante simpático e acessível portanto é sem medos. Depois caminhamos pelos Jardins de Cristina e admirámos a fachada do Palácio de São Telmo que é, actualmente, um edifício sede da Presidência da Andaluzia.

Palácio de São Telmo

Continuando pelas avenidas sevilhanas entramos e explorámos a antiga fábrica do tabaco que hoje é uma universidade. Pode-se entrar há vontade e apreciar os pátios árabes deste edificio que já foi a maior fárica de tabaco do mundo. Até deu para ver que o Sr. Borrego teve uma classificação de 525 enquanto o colega teve apenas 68. :)

Tirado de uma das portas da Universidade :)

Embaixada de Portugal

Assim chegámos à área da antiga exposição de 1929. Começámos pelo pavilhão de Portugal que é a prova viva que os espanhóis nos odeiam... O que agora é a embaixada do nosso país foi em tempos o sitio onde queimavam os cristão e onde enterraram os mortos da peste... hum... Sem perder o norte caminhámos até à praça de Espanha onde se encontrava o Pavilhão de Espanha. Apesar de não se poder visitar o interior, o exterior já compensa! os seus trabalhados azulejos, toda a mistura de estilos, só mesmo estando lá para ver e apreciar...

Pavilhão de Espanha

Finalizamos o dia a caminhar pelo Parque Maria Luisa parando para descansar na praceta de Bécquer onde se encontra uma escultura sobre o amor passado, futuro e presente linda...

A fome apertava bastante a estas horas e o meu pé estava a insultar-me bastante, pegámos num taxi e fomos até à Praza Nueva comer no famoso restaurante Barbiana. É um restaurante bastante caro mas as tapas, principalmente a tortilha de camarão valem bem a pena. (aquela tortilha... hummm)...

Passear à noite em Sevilha sabe bem e foi assim que acabámos o nosso dia.